sábado, 28 de fevereiro de 2009

Assunto Sério

Estava assistindo um programa no Futura que me chamou a atenção. O programa chama-se Cidades e Soluções (http://globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,7493,00.html) e dá ênfase às medidas adotadas por ONG's, comunidades e órgãos governamentais de alguns lugares do país em relação aos problemas de lixo, ocupação desordenada e urbanismo. Ontem o que me chamou a atenção foi a reciclagem de embalagens Tetra Pack, aquelas famosas caixas de leite longa vida, suco e etc... Para quem não sabe, aquele material é muito utilizado mas pouquíssimo reciclado, e porque? Essas embalagens são feitas de três materiais: papel, plástico e alumínio, e são tão bem feiras que é difícil separar os três elementos novamente.

Assistindo ao programa conheci a iniciativa de uma empresa que se especializou em retirar o papel dessas embalagens, e no processo os caras usam apenas água quente, centrifugação e agitação. No final TODO o papel das embalagens é recuperado e reaproveitado para fazer novas tetra pack e papelão também.
Mas ficam faltando o plástico e o alumínio, que estão intimamente ligados. Foi aí que me surpreendi. Esse material tem dois destinos diferentes, uma parte vai para um cara que fabrica telhas com o material, aquecendo e prensando as telhas. Essas telhas tem durabilidade superior às de amianto, que inclusiva são tóxicas, e as de eternite, aquelas transparentes que ficam amareladas e imundas com o tempo. Outra parte das "sobras" de plástico e alumínio vai para um projeto pioneiro no mundo, aqui no Brasil mesmo, que separa os dais materiais. o plástico é transformado em parafina e o alumínio é totalmente recuperado e com 100% de pureza. essas iniciativas processam TONELADAS de embalagens que normalmente são jogadas nos aterros sanitários das cidades, e com a presença do plástico na composição ficam por aqui no mínimo uns 400 anos. Tais medidas chamaram a atenção de países europeus e a tecnologia está sendo exportada. Mas o principal não fazemos nós mesmos, que é possibilitar que essas embalagens sejam destinadas corretamente, assim como todo o resto de nosso lixo. então dando uma mega fuçada no google achei um link muito interessante da propria Tetra Pack, está aqui no blog, é o Rota da Reciclagem (http://www.rotadareciclagem.com.br/index.html), que informa os pontos de coleta e quais materiais você pode levar, já que na cidade do Rio de Janeiro a COMLURB, apesar de dizer que sim, NÃO FAZ SELEÇÃO NENHUMA DE LIXO RECICLAVÉL!!!!!!!! Isso fica à cargo dos catadores que moram próximos dos lixões. Grande vergonha para a cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário